RESOLUÇÃO DE INSUCESSO EM CIRURGIA PARENDODÔNTICA: RELATO DE CASO CLÍNICO


Ano de Publicação: 2021
Autor(es): Gabriela Sarmento Gonçalves; Vinicius de Castro Ribeiro
Orientador(es): Rodrigo Dantas Pereira

Introdução: a cirurgia endodôntica possibilita acesso cirúrgico ao ápice radicular, seguido da remoção da lesão apical associada à uma obturação retrógrada para selar adequadamente o sistema de canais radiculares e prevenir a infiltração entre o sistema de canais radiculares e os tecidos extra-radiculares.

Objetivo: reportar o acompanhamento em uma cirurgia parendodôntica.

Relato de caso: paciente apresentou-se com história pregressa de tratamento endodôntico e cirurgia endodôntica no dente em questão há mais de 12 anos, relato de dor na região há mais de 2 semanas. Diante do quadro clínico e radiográfico de insucesso de cirurgia parendodôntica, não havendo contraindicação local ou sistêmica, optou-se por realizar nova cirurgia parendodôntica. Após sete dias a paciente apresentava-se assintomática, com ausência de dor a palpação apical e percussão vertical. Clinicamente foi observado cicatrização da área operada sendo a sutura removida e realizada radiografia periapical. Após 5 meses paciente encontra-se assintomática e com reparo da região periapical.

Conclusão: verifica-se que esse tratamento apresentou-se como uma opção para a realização de cirurgia parendodôntica com a incisão de semilunar com divulsão do retalho mucoperiósteo de espessura total.