TÉCNICA ADITIVA COMO POSSIBILIDADE RESTAURADORA PARA TRANSFORMAÇÃO DE SORRISO COM RESINA COMPOSTA


Ano de Publicação: 2021
Autor(es): Alícia Alves Castanha; Rita Izabella Freire
Orientador(es): Danilo Cangussu Mendes

Introdução: os procedimentos estéticos ganham cada vez mais espaço na rotina clínica dos consultórios odontológicos, diante da grande demanda de transformações de sorrisos requerida pelos pacientes.

Objetivo: descrever os passos operatórios para a realização de uma transformação de sorriso realizada com resina composta, sem desgaste dentário em um ambiente clínico acadêmico de uma faculdade de Odontologia no norte do estado de Minas Gerais.

Relato de caso: paciente do sexo masculino, 18 anos de idade, compareceu à Clínica Escola queixando insatisfação estética do seu sorriso. Na avaliação clínica odontológica foram observados diastemas múltiplos nos dentes anteriores superiores e lesões de mancha branca provocadas por fluorose. Diante das queixas relatadas pelo paciente foi proposta a seguinte sequência de tratamento: 1. microabrasão do esmalte na arcada superior; 2. clareamento dentário; 3. confecção de facetas somente aditivas nos dentes 11 e 21 e reanatomização por acréscimo em resina composta nas proximais dos incisivos laterais e mesial dos caninos. As restaurações aditivas realizadas com resina composta e auxílio da técnica de mock-up e muralha de silicone são consideradas ferramentas facilitadoras para o procedimento estético dos dentes anteriores.

Conclusão: o uso de resinas compostas foi capaz de proporcionar um melhor contorno aos dentes, fechando os diastemas presentes, resultando em um sorriso mais estético e agradável.