TRANSFORMAÇÃO DO SORRISO COM RESINA COMPOSTA PELA TÉCNICA SEMI-DIRETA


Ano de Publicação: 2021
Autor(es): Pablo Jonnas Rodrigues Coelho; Lucas Emanuel Bispo de Morais
Orientador(es): Danilo Cangussu Mendes

RESUMO

Introdução: as facetas em resina composta se destacam na Odontologia moderna pela praticidade, rapidez e excelentes propriedades ópticas.

Objetivo: descrever os passos operatórios para a realização de facetas em resina composta em um ambiente clínico acadêmico utilizando a técnica semi-direta. Paciente do sexo feminino, 21 anos de idade, compareceu a uma clínica escola com queixa de insatisfação estética do seu sorriso.

Relato de caso: na avaliação clínica odontológica foram observados diastemas múltiplos nos dentes anteriores superiores, e restos de cimento resinoso provenientes de colagem de braquete ortodôntico. Além disso, a paciente manifestou interesse em ter dentes maiores e mais brancos. Diante das queixas relatadas pela paciente, foi proposta a seguinte sequência de tratamento: 1. Remoção de cimento resinoso de todos os dentes; 2. Clareamento dentário; 3. Confecção de facetas em resina composta pela técnica semi-direta de canino a canino nos dentes superiores. Por meio do modelo de gesso previamente confeccionado para a produção da placa de clareamento, realizou-se o planejamento da reabilitação estética anterior. Confeccionou-se as 6 facetas com resina nanoparticulada. As peças foram cimentadas e ajustadas, sendo que o acompanhamento de 6 meses mostra uma excelente adaptação marginal, qualidade estética e funcional. 

Conclusão: a técnica semi-direta apresenta-se como uma opção terapêutica pautada na conservação de estrutura dentária sadia, mínimo estresse emocional durante o trabalho clínico e excelentes propriedades ópticas e mecânicas finais. A facilidade de uso e praticidade da técnica permitem reprodutibilidade e resultados satisfatórios a um menor custo quando comparado as cerâmicas odontológicas.