APLICAÇÃO DA TÉCNICA ART EM ODONTOPEDIATRIA: PERCEPÇÃO DO CIRURGIÃO-DENTISTA E DOS ACADÊMICOS DA FCO


Ano de Publicação: 2022
Autor(es): Ana Carolina Gomes de Oliveira; Maria Eduarda Bandeira Araújo
Orientador(es): Taiane Oliveira Souza

Introdução: dentre técnicas de intervenção mínima para o tratamento da cárie, o ART (Atraumatic Restorative Treatment) é uma das possibilidades de procedimento a ser aplicada para obtenção de resultados de sucesso.

Objetivo: verificar a percepção do cirurgião-dentista e acadêmicos da Faculdade de Ciências Odontológicas em relação à aplicação do Tratamento Restaurador Atraumático - ART em crianças de 03 a 12 anos em Montes Claros-MG.

Materiais e Métodos: estudo transversal com uma amostra de conveniência de 44 participantes. Os dados foram coletados através de dois questionários direcionados aos acadêmicos e cirurgiões-dentistas. Após a coleta os dados foram analisados através do programa Statistical Package for the Social Sciences-SPSS. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unimontes (CEP), sob o parecer 5.755.969.

Resultados: em relação aos acadêmicos, 95% acredita que essa técnica possa interromper o processo carioso e 100% aplicaria a técnica em seus pacientes no serviço público. Sobre os profissionais 100% concorda que essa técnica é favorável para a estratégia de promoção de saúde e proporciona menor stress, porém 65% dos estudantes e 50% dos dentistas discorda que é uma técnica restauradora definitiva.

Conclusão: a técnica ART é uma importante opção no tratamento da cárie entre os profissionais e acadêmicos por se mostrar minimamente invasiva e efetiva. A falta de aprimoramento e conhecimento dos profissionais a respeito da técnica se mostrou uma importante barreira para a não aprovação do ART como tratamento definitivo. Ações de divulgação e estudos mais criteriosos são aliados para serem superadas essas barreiras.