AVALIAÇÃO DA DIETA CARIOGÊNICA DOS PAIS E BEBÊS ATENDIDOS NA ODONTOBABY (FCO) : UM ESTUDO PILOTO


Ano de Publicação: 2022
Autor(es): Beatriz Ramos Rocha; Maria Clara Dias Santos
Orientador(es): Taiane Oliveira Souza

Introdução: a cárie dentária da primeira infância (CPI) é descrita como a presença de um ou mais dentes decíduos, perdidos (por cárie), cariados ou restaurados. Diante disso, dá-se a importância da realização de medidas preventivas de orientações em saúde aos pais e/ou cuidadores, visto que, crianças nessa faixa etária encontram-se em fase de desenvolvimento com limitações motoras e de compreensão quanto ao autocuidado, sendo sempre necessário o auxílio e supervisão do responsável.

Objetivo: verificar a associação da dieta cariogênica de pais e bebês atendidos na clínica de Odontologia para bebês (Odontobaby)-FCO.

Materiais e métodos: estudo piloto do tipo tranversal com amostra de conveniêcia contendo 12 responsáveis e 12 bebês de 0 a 3 anos, utilizando questionário sociodemográfico, diário dietético, índice ceo-d/cpod e índice Silnes e Loe como intrumentos de pesquisa.

Resultados: 50,0% tem renda mensal familiar de um a menos de dois salários mínimos. 100% dos bebês  apresentaram placa microbiana. 50% dos pais e 58,7% dos bebês apresentam alto risco para desenvolvimento de cárie. 91,7,% dos bebês tiveram seu primeiro contato com açúcar antes dos dois anos e 75% tem cárie dentária.

Conclusão: com este estudo, observou-se que a  dieta cariogênica dos pais e seus bebês apresentou similaridade, o controle do biofilme nas crianças estava ineficiente e que mais da metade desenvolveu cárie dentária. Então dá-se a importância de políticas de saúde pública voltadas para crianças e seus responsáveis, tendo em vista a pouca idade, onde encontram-se em um período crucial para o desenvolvimento de bons hábitos.