BRUXISMO E ANSIEDADE INFANTIL EM UMA CLÍNICA DE ODONTOPEDIATRIA


Ano de Publicação: 2022
Autor(es): Alfredo Rodrigues; Neto Ludmila Viana Veloso
Orientador(es): Taiane Oliveira Souza

Introdução: o bruxismo infantil é caracterizado pelo apertamento e/ou ranger dos dentes, envolvendo músculos mastigatórios de forma rítmica ou espasmódica. Na literatura existe quase um consenso sobre a relação entre o bruxismo e a ansiedade, entretanto existe a necessidade de mais estudos que demonstrem de forma consistente evidências da relação entre ambas. Estudos apontam a ansiedade como principal fator que compromete a qualidade de vida de crianças brasileiras com bruxismo noturno.

Objetivo: analisar a prevalência do bruxismo nos pacientes de uma clínica de odontopediatria e sua relação com a ansiedade.

Metodologia: trata-se de um estudo do tipo transversal, com uma amostra de conveniência de 25 crianças de 04 a 12 anos, de ambos os sexos, atendidos em uma clínica de odontopediatria. Os dados foram coletados através de um questionário socioeconômico e duas fichas, utilizando variáveis de dados socioeconômicos, bruxismo e ansiedade. A análise dos dados foi feita por meio do programa SPSS versão 20, utilizando de cálculos e frequências absolutas e relativas. O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) sob o parecer número 5.674.623, seguindo todos os preceitos éticos da Resolução 466/2012.

Resultados: a maioriadas crianças56% apresentaram bruxismo e ansiedade exacerbada. Em relação ao conhecimento dos pais, 60% dizem ter conhecimento a respeito do bruxismo e 40% consideram algum fator emocional como sua possível causa.

Conclusão: é possível identificar uma elevada ocorrência de bruxismo infantil e sua relação com fatores emocionais, além disso, é necessário que mais estudos sejam realizados em relação ao assunto.