DESENVOLVIMENTO DE DENTES DECÍDUOS ARTIFICIAIS PARA PRÁTICAS LABORATORIAIS EM ODONTOPEDIATRIA


Ano de Publicação: 2022
Autor(es): Aline Helena Veloso; Paulo Santos da Mata; Thalyta Gabrielle Vieira Lima.
Orientador(es): Stéphany Ketllin Mendes Oliveira Teixeira

Introdução: A Odontologia é um curso, onde os acadêmicos realizam treinos pré-clínicos para aperfeiçoar suas técnicas.

Objetivo: O objetivo deste estudo é apresentar dentes decíduos artificiais obtidos por impressão 3D, para práticas laboratoriais acadêmicas em odontopediatria com baixo custo.

Materiais e Métodos: Partiu-se de uma pesquisa laboratorial e experimental, tendo sido realizada uma revisão bibliográfica para obtenção dos dados. Iniciando pelo sistema CAD (Computer Aided Design), a obtenção da imagem 3D foi possível a partir da instalação da biblioteca gratuita de dentes Brenner no programa 3D Meshmixer, para edição dos dentes permanentes aos moldes dos dentes decíduos. No sistema CAM (Computer Aided Manufacturing), foi feita a impressão 3D, com a impressora 3D Anycubic Photon Mono, com os parâmetros de impressão de cada resina (resina de Modelo Anycubic Grey e Bio Crown Prizma Makertech A1). Impressos os dentes, foram preenchidos os condutos radiculares com cera 7 e poliacetato de vinila (PVA) vermelha. Foi realizada também a pintura do cemento e da coroa, com a tinta de esmalte marrom e branca respectivamente.

Resultados: As duas resinas exibiram fidelidade anatômica externa, entretanto, para viabilidade do uso na endodontia, foi analisada a anatomia interna, radiografia, tempo de impressão, custo de produção e custo/benefício. Com o resultado deste estudo, observou-se que o uso da resina Anycubic e a cera 7, traz vantagens para a produção de dentes decíduos artificiais.

Conclusão: Diversas áreas da saúde estão aderindo à tecnologia CAD/CAM. Destarte, os dentistas podem se beneficiar dos resultados das pesquisas que vêm sendo conduzidas nesta área.