DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS SURDOS NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO


Ano de Publicação: 2022
Autor(es): Shirley Jaqueline do Carmo Silva; Thainna Lorrana Souza Felicio
Orientador(es): Maria Leidiane Rodrigues Pereira Reis

Introdução: Na área da saúde, a comunicação do profissional com o paciente é a principal maneira de criar vínculos com ele e seus familiares, sendo essa relação dificultada quando o paciente é surdo e se comunica pela Língua Brasileira de Sinais (Libras), uma línguagem de modalidade gestual-visual. De acordo com a legislação, é assegurado o acesso das pessoas ao serviço de saúde, assim como às informações prestadas e recebidas, o que justifica a necessidade de aprendizagem da Libras pelos profissionais da saúde, sobretudo na área odontológica.

Objetivo: Diante desse contexto, este estudo procurou verificar as dificuldades encontradas pelos surdos no ambiente odontológico.

Materiais e Métodos: A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes sobre o N°60637522.5.0000.5146. Para sua realização, utilizou-se umquestionário, via Google Formulário, encaminhado para 30 pessoas, obtendo-se 22 respostas.

Resultados: Os dados evidenciaram que os pacientes surdos têm dificuldades na comunicação com o cirurgião-dentista, o que muitas vezes impede o atendimento e o entendimento entre ambos.

Considerações finais: Conclui-se que a Libras é de suma importância na comunicação do paciente surdo com o cirurgião-dentista. Assim, boas políticas de aperfeiçoamento nesse sentido melhorariam bastante o nível do atendimento para os pacientes surdos.