INTERESSE DE BUSCA POR DOR DE DENTE E INDICADORES EPIDEMIOLÓGICOS DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19 NO BRASIL


Ano de Publicação: 2022
Autor(es): Gustavo Durães Rosa; Thamires Lopes Costa
Orientador(es): Ludmilla Regina de Souza David

Introdução: a pandemia causada pela doença do coronavírus (COVID-19) acarretou mudanças na prestação dos serviços odontológicos e no estilo de vida da população.

Objetivo: analisar o volume de buscas digitais relacionadas à dor de dente durante a pandemia no Brasil e comparar com o período pré-pandêmico.

Metodologia: as informações sobre as buscas por dor de dente foram extraídas da plataforma google trends em três momentos: período pré-pandêmico, período durante a suspensão dos serviços odontológicas não emergenciais e período de liberação dos serviços odontológicos. As oscilações nas buscas por dor de dente foram também comparadas com os dados epidemiológicos sobre contágio e óbitos por COVID-19 disponibilizados pelo Ministério de Saúde.

Resultados: houve um aumento no volume de buscas por dor de dente estatisticamente significativo no período pandêmico. As pesquisas também apontam um interesse por tratamentos caseiros e automedicação. O interesse crescente por dor de dente foi coincidente com o aumento de casos novos e de óbitos por COVID-19 durante a suspensão dos serviços odontológicos não emergenciais.

Conclusão: os interesses em informações digitais relacionadas à dor de dente foram aumentados no período da pandemia.