RESOLUÇÃO DE HIPOMINERALIZAÇÃO COM UMA ABORDAGEM CONSERVADORA: UM RELATO DE CASO


Ano de Publicação: 2022
Autor(es): Poliana Santos Pereira; Vitória Vivian Dias de Paula
Orientador(es): Danilo Cangussu Mendes

Introdução: a hipomineralização do esmalte é considerada uma alteração de origem local ou sistêmica com mineralização reduzida, resultando em esmalte descolorido em um dente com forma e espessura de esmalte inalteradas.

Objetivo: o objetivo deste trabalho foi descrever as etapas operacionais da associação da técnica de microabrasão do esmalte com clareamento dentário para resolução estética de hipomineralização de esmalte. 

Materiais e Métodos: paciente do sexo feminino, 25 anos de idade, compareceu à Clínica Escola de uma faculdade de Odontologia com a queixa de insatisfação com o seu sorriso devido à presença de manchas brancas nos dentes anteriores. Na avaliação clínica odontológica observou-se manchas brancas opacas leitosas nos dentes 11, 12 e 21. Ao exame com a sonda exploradora, não foi verificada perda estrutural do esmalte, tratando-se, dessa forma, de um defeito do tipo hipomineralização do esmalte. Foi proposto então, como plano de tratamento para a paciente, o clareamento combinado (consultório e caseiro supervisionado) e a microabrasão do esmalte. 

Resultados: ao final do tratamento proposto, os dentes apresentavam-se com aspecto natural e uniforme de cor, não mais incomodando à paciente no seu cotidiano, mesmo após um período de acompanhamento de 6 meses.  

Considerações finais: o correto diagnóstico do tipo de defeito de esmalte é fundamental para a escolha da melhor terapêutica. A microabrasão associada ao clareamento dentário mostrou um efeito estético positivo em lesões de esmalte hipomineralizados.