AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA EM RELAÇÃO AO PROCEDIMENTO DE PREENCHIMENTO LABIAL


Ano de Publicação: 2023
Autor(es): Brenda Grazielle Mesquita Alves Costa; Breno Ramos Oliveira
Orientador(es): Renato Mendes Almeida; Otávio Cardoso Filho

Introdução: A Harmonização Orofacial é uma área da odontologia bastante atual que visa buscar um equilíbrio entre relação estética e funcional do rosto e sorriso do paciente. Sendo assim, é importante que o estudante de odontologia a conheça, visto que essa área tem grande potencial de expansão e apresenta um leque de oportunidades.

Objetivo: Avaliar o conhecimento dos acadêmicos do primeiro e décimo períodos de Odontologia da Faculdade de Ciências Odontológicas - FCO sobre o preenchimento labial na Harmonização Orofacial.

Metodologia: Como método de pesquisa, realizou- se um estudo quantitativo e transversal com uma base de amostra de conveniência de 54 acadêmicos da FCO. Os dados foram coletados através de um questionário físico e o processo de tratamento desses dados foi realizado posteriormente por duas pessoas.

Resultados: Os resultados mostram que grande parte dos estudantes do primeiro e últimos períodos entendem que Harmonização Orofacial é reconhecida pelo CFO como uma especialização da área odontológica. Nota-se ainda que os mesmos reconhecem que o procedimento de preenchimento labial não é permanente. Já no questionamento sobre a possibilidade de reverter o procedimento de preenchimento labial e com relação às intercorrências causadas após a realização do preenchimento, percebe-se a falta de conhecimento da maioria dos alunos do período inicial.

Conclusão: Foi possível identificar que a maioria dos estudantes do décimo período tem conhecimento superior, em relação aos alunos do primeiro, sobre as questões analisadas. Também foi possível constatar uma grande influência dos meios de comunicação e a importância da disciplina de Harmonização Orofacial na graduação frente a formação profissional.